21 de março de 2023
Visitas na Estação de Tratamento de Água, ação na Orla do Rio Uruguai e a entrega de relatórios anuais de qualidade da água marcam a semana comemorativa
A BRK, concessionária responsável pelos serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário em Uruguaiana, planejou diversas ações no município para celebrar a semana que é marcada pelo Dia Mundial da Água, reforçando a importância desse bem essencial para a saúde e para qualidade de vida das pessoas.
Visitas do Programa Portas Abertas
Para comemorar o Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março, a BRK abre suas portas para receber alunos das escolas municipais e estaduais da cidade para uma visita especial na Estação de Tratamento de Água – ETA. O Programa Portas Abertas promove visitas monitoradas de instituições de ensino e comunidade para conhecerem mais de perto, nas instalações da empresa, todo o processo de tratamento de água e o sistema de esgotamento sanitário. Os participantes percorrem a estação fazendo o caminho da água desde a captação no Rio Uruguai, até a chegada às torneiras das casas e comércios da região. A estimativa é receber até 200 visitantes durante a semana do dia 20 a 24 de março.
Sustentabilidade na Orla do Rio Uruguai
Além das visitas, na quarta-feira, dia 22, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Bem-Estar Animal (Semas), a BRK vai participar do evento alusivo ao Dia Mundial da Água na Orla do Rio Uruguai. A concessionária estará presente com seu stand inflável e atendimento da equipe de sustentabilidade para sanar dúvidas do público e apresentar diversas informações sobre o saneamento no município. O Laboratório Móvel também é presença confirmada, veículo equipado com aparelhos que realizam análises em tempo real da qualidade da água abastecida nas casas dos clientes.
“O Laboratório Móvel realiza testes em cem pontos da cidade todos os meses, como postos de saúde, igrejas, escolas e locais de maior concentração de pessoas. Essa é uma das ferramentas para a garantia do controle da qualidade da água que chega na casa de todos os clientes. São mais de 60.000 análises realizadas anualmente”, explica Icaro Dugaich, responsável pela Operação da BRK em Uruguaiana.
Entrega dos relatórios anuais de qualidade da água
Com o objetivo de garantir o direito de acesso à informação sobre a água consumida em Uruguaiana, a BRK elabora anualmente um relatório com um resumo das análises realizadas durante os últimos doze meses.
O documento começou a ser entregue nos últimos dias aos moradores e atesta que a água distribuída atende a todos os padrões necessários para o consumo humano, sem qualquer risco. A tecnologia utilizada durante o tratamento controla automaticamente os parâmetros físico-químicos (cor, cloro, flúor, turbidez e PH) e microbiológicos da água, desde a entrada na Estação de Tratamento até a distribuição em direção aos reservatórios.
A concessionária controla também, de forma criteriosa, a qualidade e a quantidade dos mananciais das cidades onde atua durante todo o ano. É um trabalho criterioso e que ocorre 24 horas por dia, visando proporcionar segurança e a qualidade do serviço.
O relatório com os dados de 2022 é distribuído em um folheto, e entregue junto com a fatura de água. “É muito importante que o nosso cliente saiba exatamente as condições do produto que está chegando a sua residência e permaneça tranquila quanto à sua procedência”, afirma Icaro.
(Relatórios de qualidade são entregues anualmente em Uruguaiana, São Marcos e Barragem Sanchurí)
Contato com a BRK
Em caso de dúvidas, a BRK possui canais gratuitos de atendimento: o 0800 771 0001 (24 horas) e o WhastApp (11) 9 9988-0001. O atendimento presencial na loja da BRK é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h. Além disso, os clientes também podem entrar em contato com a concessionária pelo e-mail sacuruguaiana@brkambiental.com.br.